Molduras com qualidade

Como escolher molduras para quadros

Molduras com qualidade

Quadros são elementos que transformam um ambiente, decorando-o com estilo e elegância. Porém, é preciso atentar-se à escolha da moldura, detalhe que as pessoas parecem não se preocupar muito, mas que faz toda a diferença. Aprenda a escolher moldura para quadro e obtenha informações relevantes a esse quesito.

Combinação harmoniosa com a tela

A moldura deve fazer uma combinação harmoniosa com a tela, evitando conflitos de decoração. Isto é, se a pessoa não se preocupar com a escolha do conjunto, ela pode comprometer o clima da obra.

Qual é a moldura certa?

Já que esse é um aspecto tão importante, como escolher a moldura certa para um quadro? Vamos a algumas dicas:

* A moldura deve combinar com o desenho da tela. Se a obra for algo pequeno, com tema leve, deve-se preferir molduras retas e também pequenas; se o tema da tela for algo mais marcante ou complexo, a moldura deve acompanhar, então ela pode ser mais espessa e trabalhada;

* As cores também influenciam e merecem atenção. Se a tela é rica em cores quentes, como amarelo, vermelho, laranja ou marrom, recomenda-se que a cor da moldura seja semelhante, para não causar confusão visual; se os tons forem mais frios, como branco, azul ou verde, a moldura pede cor mais neutra, como prateada ou com tonalidade apresentada na tela, sem despertar mais atenção do que a obra em si;

* Se a tela retratada apresentar perspectiva, recomenda-se escolher uma moldura côncava para o quadro, que realça esse efeito. A concavidade é representada pelo meio mais elevado que as bordas. Se não houver necessidade de realce, você pode optar por molduras convexas, isto é, com o centro mais elevado. Isso tudo é feito para destacar a obra, em harmonia com seu caixilho.

 

O uso de vidros nas molduras

Se a obra precisar ser protegida por vidros, a recomendação é escolher o tipo antirreflexo, para que ela não fique semelhante a um espelho e não comprometa a imagem. Você encontra facilmente vidro desse modelo em vidraçarias, o que faz uma grande diferença na hora de visualizar os detalhes da tela.

Vidro em Quadros

Principais erros cometidos

Muitas pessoas cometem erros ao escolher moldura para quadro, inconscientemente, por falta de conhecimento de decoração. Suas intenções são boas, mas elas comprometem a harmonia do ambiente e deixam de valorizar a tela. Abaixo você pode conferir as principais falhas praticadas:

Combinação com cores do local

Como você percebeu no artigo, a cor da moldura deve harmonizar com a cor da tela, e não com a cor predominante no cômodo. Quadros não são objetos de mobília, eles decoram o ambiente e valorizam uma obra, então é errado escolhê-lo para combinar com as cadeiras, por exemplo. Apesar disso, a escolha das molduras representa unidade, como você verá adiante;

 

O peso visual da moldura está na largura

Erroneamente, muitas pessoas acreditam que a moldura pesa visualmente quando é larga. Na verdade, o peso está relacionado com a cor e não com a largura do caixilho. Então, é possível escolher uma moldura mais larga, sem comprometer a obra;

 

Moldura larga

 

Branca é a melhor cor

Na dúvida, muita gente prefere moldura branca porque acreditam não ter erro. É verdade que essa é uma cor neutra, mas nem sempre é a melhor escolha. O branco só serve quando está presente na tela, senão a moldura ganha muito destaque em relação às outras cores do quadro, o que não é adequado. Veja e compare:

 

Molduras bonitos

Moldura tira atenção para a obra

Você agora sabe que isso é uma inverdade. A moldura serve para harmonizar a tela, dando destaque a ela, e isso é possível quando é bem escolhida. Inclusive, ela pode salvar um quadro que não é bonito. Veja o erro:

 

Moldura Valeriana

Mesma moldura para todos os quadros

Agora você também pode dizer que isso não é adequado, pois cada quadro tem suas características e merece uma moldura especifica para si. A não ser que as telas sejam todas de um artista, formando um conjunto na mesma parede. Nesse caso, molduras iguais para as obras representa unidade.

Escolher moldura para quadro não é difícil, apenas requer alguns cuidados. Assim, o quadro ficará em harmonia com o ambiente, mas, em primeiro lugar, a tela deverá harmonizar com o seu caixilho, fazendo com que a obra ganhe destaque.

Melhor moldura