Abstrato

Como Escolher o Estilo de Pintura para a Sua Casa

Você quer escolher quadros para sua casa, mas não sabe qual o estio de pintura ideal? Abaixo daremos dicas que poderão auxiliar você nessa decisão. Confira.

Tela abstrata

As formas concretas são deixadas de lado nesse caso, representado por cores, linhas e formas que não representam objetos, figuras ou paisagens. No estilo abstrato, a pessoa que admira uma tela é convidada a encontrar um sentido na obra, sem dependência com o pensamento do artista que a pintou.

 

Tela abstrata

O estilo de pintura abstrato é um coringa na decoração da casa, pois combina com quase todos os tipos de ambiente, proporcionando sofisticação e alegria. A única atenção necessária se refere à harmonia com a mobília do local, pois deve haver equilíbrio.

Ambientes sóbrios pedem telas abstratas que tenham cores mais alegres e intensas. Se a pessoa quiser aumentar a sofisticação de um cômodo, pode dar destaque à tela se optar por cores mais escuras. Se a obra tiver desenho chamativo ou formas geométricas grandes, o ambiente ganha modernidade e estilo.

Pede-se que a escolha de quadros abstratos se dê pela afinidade com as cores, linhas e formas da tela, além de atentar-se pelo equilíbrio com os móveis presentes no cômodo.

Na loja do nosso site, o artista Marcos Icó é excelente no estilo abstrato, veja algumas de suas obras.

Tela realista

O estilo de pintura realista é aquele onde a tela se assemelha a uma paisagem real, por exemplo. A obra do realismo é como uma fotografia do lugar, com riqueza de cores e detalhes.

Nesse tipo, os apreciadores podem perceber o melhor ângulo retratado, a melhor iluminação, características do modelo e o talento do artista. Quanto mais realista for uma tela, mais bela ela é.

Ambientes tradicionais ou clássicos ficam excelentes com paisagens realistas, pois retratam exatamente paisagens ou cenários da realidade, complementando a decoração de cômodos assim. E mais: quadros realistas podem ficar, preferencialmente, no hall de entrada, pois criam um espaço mais claro e limpo. Tenha-os em formato de painel, com telas chamativas e que afirmem sua presença. O destaque fica por conta de cores fortes e desenhos exatos.

Porém, devemos frisar que o quadro deve seguir a personalidade dos moradores da casa. Adquira paisagens e cenários realistas se você apreciar esta técnica.

Tela impressionista

Impressionismo é o terceiro e último dos estilos de pintura existentes. Assim como os outros tipos citados (abstrato significa sem definição e realismo é semelhante ao real), uma tela impressionista é aquela que impressiona, que causa impressão aos apreciadores da obra.

Se você analisar um quadro de Monet, famoso pintor impressionista, poderá constatar que as cores e pinceladas dão impressão de paisagem. Um quadro assinado por ele possui esse nome: Impressão. O estilo impressionista é aquele onde as pinceladas se assemelham a manchas sem contorno. Apreciadas de longe, nossos olhos veem apenas formas e luminosidade. Essa é a grande característica de uma tela impressionista: proporcionar à obra luz e movimento. É o oposto do realismo, pois os adeptos dessa arte acreditam que a realidade pode ser expressa por uma fotografia, não havendo necessidade de uma tela fazer isso.

  

Não sei qual é o meu estilo

Se você não se encaixou facilmente em nenhum dos três estilos de pintura para a sua casa, leve alguns fatores em consideração:

1 –  A obra deve refletir a personalidade dos moradores;

2 –  Deve ter harmonia com o ambiente, sem combinar com a mobília. O local deve ficar harmonioso, mas não necessariamente uma cor presente no quadro deve estar nos móveis ou na decoração;

3 –  Verifique se a obra te agrada, se é original, o que a torna única, que mensagem ela te passa e o que ela tem a ver com você;

O estilo do quadro deve combinar com o estilo do ambiente, trazendo equilíbrio. Se a sua sala de jantar é clássica, ela pede uma tela com natureza morta. Para sala de estar se recomenda tela com paisagem, caso siga o mesmo estilo clássico. Quadros impressionistas ficam ótimos em ambientes mais modernos.

A cor da pintura também influencia o ambiente, independente se a tela for abstrata, realista ou impressionista. E você não deve se esquecer de harmonizá-la com a moldura, dando destaque à imagem e não ao seu contorno.

Se você olhar para um quadro e se sentir agradável com a tela em sua casa, isso é mais importante do que o estilo de pintura.