decore-com-quadros-comodos

Como Escolher Quadros para Cada Cômodo da Casa

Você quer investir na decoração das paredes de sua casa, mas não sabe qual tipo de quadro combina com o ambiente? Aprenda a escolher o quadro ideal para cada cômodo com nossas dicas abaixo.

Escolha a parede Antes de escolher os quadros, defina quais paredes serão contempladas com essa decoração. Tendo isso definido, fica mais fácil saber que tamanho o quadro terá, se ficará próximo de móveis, se poderá ser horizontal ou vertical, etc.

Para paredes largas, aposte em quadros horizontais; paredes estreitas pedem o oposto, ou seja, quadros na vertical. Tanto quadros quanto paredes devem ser proporcionais, porque se a parede for larga e tiver uma tela pequena, a obra se perderá na proporção e não terá destaque.

Você pode inclusive colocar quadros em toda a parede, se preferir, fazendo composições com quadros de diversos formatos (os famosos polípticos), desde que o modelo seja moderno, pois essa não é uma tendência para obras clássicas. Aqui se deve atentar também para o equilíbrio entre os quadros, que precisam formar um conjunto harmonioso.

Cuidado com a iluminação

Outro ponto importante antes de definir o quadro ideal para cada cômodo se refere à iluminação. Ou seja, se a tela receber sol diretamente, poderá estragar sua pintura. Da mesma forma precisa-se ter cuidado com luz artificial, que pode queimar a obra.

E mais: obras envidraçadas sem antirreflexo podem ter sua visualização prejudicada caso haja bastante iluminação por uma janela próxima, comprometendo sua apreciação. Nesse caso, preza-se por luz indireta. Tomadas essas precauções, podemos nos aprofundar no assunto em questão.

Quadros para salas

Se a decoração do ambiente for neutra, feita com cores frias, a tela pode ter tons quentes, chamativos, em um quadro grande. Assim, o cômodo ganha vida sem comprometer o equilíbrio. Para melhor visualização, recomendam-se quadros de 1,60m, aproximadamente.

quadro-na-sala-de-estar

polípticos-sala

Sobre esse tema específico, temos um post só sobre decoração de quadros na sala. Vale a pena dar uma olhadinha.

Ah, não esqueça que na nossa loja temos excelentes quadros para sua sala como o quadro Casal do artista Caio Borges. Entre e veja, porque pode ser o quadro que você tanto procurou.

 

Quadros para quartos

A decoração de uma casa reflete a personalidade do morador, mas em seu quarto isto está ainda mais pronunciado. Portanto, o quadro ideal para o quarto é aquele que reflete o gosto do morador.

Se preferir, temos uma dica interessante, que traz elegância e sofisticação: disponha quadros menores, com molduras neutras e telas simples. A sugestão é válida para quem não gosta muito de ousar, mas pessoas modernas podem dar um toque especial com obras vintage ou figuras abstratas.

Quadros para escadas Colocar quadros nas escadas é uma tendência bastante bacana, por isso o local também receberá nossas dicas de decoração. A mesma sugestão vale para passagens ou corredores, certo?

Nesse caso, a composição mencionada anteriormente é bastante indicada, podendo ser colocadas fotos de família, por exemplo, de tamanhos e formatos diferentes. Quer inovar? Acompanhe o sentido dos degraus com os quadros.

 

quarto-decorado-com-quadros

 

quadro-decorativo-quarto

Quadros para cozinha

Cozinha é sinônimo de alegria, de amor e carinho transmitido em forma de alimentos preparados para a família e os amigos. Portanto, merece ser decorada da mesma forma. O quadro ideal para cozinha é aquele que reflete a felicidade do ambiente, em cores quentes, chamativas e alegres.

Aposte em temas divertidos e diferentes, podendo ou não fazer parte do universo culinário: frutas, xícaras de café, natureza, animais, cozinheiros em ação, flores, etc. são os quadros mais utilizados em cozinhas.

 

decore-sua-cozinha-com-quadro

Quadros para banheiro ou lavabo

Quem disse que o banheiro não pode ter um quadro também? É uma excelente forma de renovar o visual, remetendo à limpeza, saúde, estilo e elegância ao mesmo tempo. Além disso, os quadros podem camuflar imperfeições nos azulejos ou marcas de tubulação.

Os quadros ideais para banheiro têm mais a ver com o tamanho do ambiente e com o gosto do cliente do que com a obra em si. Podem ser modernos, ecléticos, vintage, etc., de preferência com as cores similares ao acabamento do cômodo e com molduras planas.

quadro-banheiro

Foto copiada de Houzz

No site Limão na água, existem outras dicas para banheiro bem decorado.

Quadros para todos os cômodos

Como você pode perceber, todas as dependências da casa podem conter quadros em sua decoração. Não citamos aqui para não nos estendermos muito, mas é possível colocar quadros na área de lazer, na lavanderia, no escritório, no hall de entrada, etc., basta que você queira fazer isso.

O quadro ideal para cada cômodo é aquele que reflete a sua personalidade e que deixa o ambiente mais bonito, ao mesmo tempo em que cria harmonia com os outros itens decorativos do local. Isso é o importante.

Esse post ajudou você ? Compartilhe! Se gostou, gostaríamos de saber a sua opinião.